05/10/12

PORFÍRIO SILVA




PROJECÇÃO



Sensação de leveza,

projecção no espaço...

amontoar de livros,

escolhidos e recolhidos,

levam a certeza

da consciência,

no regresso.


(In "Excelsior", 1997, p. 22)





Porfírio Silva




 Porfírio Pereira da Silva 



com ascendência em Ponte de Lima, onde se misturam clericais, aristocratas e gentes da plebe;
monárquicos e republicanos, nasceu na limiana freguesia – sendo que, para ele, ser limiano
vai da nascente à foz – de Mazarefes (Viana do Castelo), no recôndito ano de 1956.
Com uma década de vivências africanas, onde diz ter visto nascer seus irmãos e
com eles ter crescido, regressa a Portugal, em finais de 1970,
vindo a concluir os seus estudos secundários na
 Escola Industrial e Comercial de Viana do Castelo.
Para além de ser casado e pai de três filhos; autor de cerca de uma dúzia de livros;
colaborador da Imprensa Regional; fundador e director do Jornal «Foz do Lima» e
da Revista «Íbis»; funcionário (Animador Cultural) da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo;
depois de um curso de iniciação ao jornalismo e um outro de técnicas jornalísticas,
administrado pelo Centro de Formação de Jornalistas (Porto), e de
uma curta passagem pelo Curso de História na Universidade Aberta,
acaba por se licenciar em Filosofia e pós-graduar em Filosofia Moderna e Contemporânea,
na Universidade do Minho.






11 comentários:

Porfírio Pereira da Silva disse...

Obrigado pela partilha de parte do meu SER. Deixo-lhe este pensamento de Lao Tse, como forma de selar esta nossa convergência de energia, dado que na nossa vida nada acontece por acaso: «O céu, a terra, mil e mil coisas nasceram da existência e a existência nasceu do nada».
O seu blogue já está na "MY BLOG LIST" do meu blogue "Muxicongo", por forma a segui-la assiduamente.

Odete Ferreira disse...

Uma vez mais, parabéns pela divulgação, Céu.

Ao Porfírio Silva, sucessos poéticos!

:)

MAR disse...

Me encantó tu Blog, te felicito!
El poema muy bueno ...simple pero muy profundo, la vida no es para vivirla sino para SENTIRLA A CONCIENCIA.
Mi abrazo para ti.
mar

Nilson Barcelli disse...

Conheço pouco da obra do Porfírio, embora o conheça pessoalmente. Mas sei que é um bom escritor, seja como poeta, romancista ou até como jornalista...
Céu, fizeste bem em divulgá-lo.
Beijinhos.

A. disse...

Interessante, este seu blog!... Escolheu uma forma agradável de divulgação. Poesia também é essa sensibilidade!...



Abraço

Dulce disse...

Céu, é uma beleza este poema! Muito obrigada por divulgar.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

´Minha querida Céu

Um poema profundo, uma boa escolha como sempre.
Não conhecia o poeta.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Anónimo disse...

Vengo del blog de A Flor da Pele de Nel Santos y me ha encantado tu Rincón; por lo cual, si no te importa, me gustaría ser Seguidor de tan bello Espacio, lleno de Magia, Sentimientos, Sensaciones y Fantasías.
Un abrazo.

Anónimo disse...

great blog, if you like photography ... I invite you to my group on facebook,,, a window to see what I do and see .... tell me what you think ...
http://www.facebook.com/groups/166168033521201/

O Profeta disse...

São mudas as neblinas nesta ilha
É de pobreza o pão que alimenta o meu sentir
Oiço o mar com os meus próprios dedos
Parti do desencontro dos meus derradeiros medos

Parti e deixei no cais mil dúvidas
Lembrei tempos que corri feliz pelas amoras
Nesses dias bebi sofregamente a vida
Nesses dias a minha alegria era incontida

Uma radiosa semana


Doce beijo

MARIA DA FONTE disse...

Excelente escolha. Gostei, gostei. Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...